sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Spaceport America ficará pronto no final de 2010

Dois anos depois de anunciado, começa nesta sexta-feira, a construção do primeiro porto espacial do mundo, o Spaceport America, no novo México (EUA). O porto servirá de base de lançamento para viagens espaciais de empresas privadas.
A Virgin Galatic que realiza viagens espaciais faz parte do projeto e assinou um acordo de 20 anos com o Estado do Novo México para realizar os lançamentos.


O “aeroporto” foi desenhado pelos escritorios londrinos da Foster + Partners, e parece ser tirado de Star Trek ou da Guerra das Estrelas. 45.000 pessoas ja se inscreveram para uma viagem cósmica, que custara nada menos do que…US $200.000 a viagem por pessoa.
O voo promete de viajar durante um tempo na altitude de 3.000 metros, para em seguida atingir a de 15.000 metros, e enfim atingir a linha Kármán, limite entre a Terra e o espaço. Esse passeio irá durar mais ou menos 2 horas, sendo que os clientes terão 5 minutos de ausência de peso/leveza. Antes do vôo o passageiro terá que passar 3 dias em treinamento.



O WK2 vai decolar como qualquer outra aeronave a jato, mas com a SS2 acoplada à parte inferior. Quando atinge uma altitude de 15 mil metros, o WK2 libera a SSE. Quando os pilotos da SS2 acionam a ignição do motor híbrido, o foguete SS2 acelera verticalmente com velocidade de Mach 3 durante cerca de 90 segundos (a tripulação vai experimentar força de 3 a 4 Gs nesse período) e subir mais de 91 mil metros. Depois que o motor é desligado, as asas serão desaceleradas para a reentrada. Nesse ponto, a SS2 terá atingido o ponto mais alto - cerca de 109 mil metros - e a tripulação vai experimentar a gravidade zero.

O Spaceport America deve ficar pronto até o fim de 2010. Seu valor é estimado em 198 milhões de dólares.


Nenhum comentário: