terça-feira, 7 de julho de 2009

Realidade Aumentada: o mundo visto por outra dimensão
Como a tecnologia está ganhando espaço em nossa vida
BRUNO FERRARI

O despertador toca às 7 da manhã. Enquanto você escova os dentes, o espelho reconhece seu rosto e informa os compromissos do dia. Uma parada rápida para brincar com seu ornitorrinco de estimação, que sai correndo e desaparece ao colidir com a parede. Mais uma olhada no espelho da sala e aparece um aviso de que você está atrasado para o trabalho. O carro não possui painel físico. Todas as informações do veículo (velocidade, nível de combustível, rádio etc.) aparecem projetadas no vidro dianteiro. O vidro também assume a função de GPS, mostrando o caminho mais rápido, ao mesmo tempo que dá informações sobre os monumentos, restaurantes e cinemas que estão em seu campo de visão. No trabalho, um discreto par de óculos mostra informações que surgem em sua frente para ajudar na tomada de decisões. Reuniões com executivos do mundo inteiro ocorrem em sua mesa – eles estão todos sentados, virtualmente, a sua frente. Na hora do almoço, basta uma rápida olhada para seu prato para saber quantas calorias há nele. Na volta do trabalho, aquela passadinha no shopping para buscar o sapato e o terno que você comprou após experimentá-los rapidamente olhando no espelho do banheiro. O final do dia termina com uma corrida no parque. Além de pedômetro e contador de calorias, seus óculos esportivos captam informações espalhadas numa dimensão virtual oculta: são ações publicitárias, dados da Wikipédia sobre uma árvore exótica, as últimas notícias do dia etc. A volta para casa é tranquila. Para descontrair, uma partida de futebol no videogame que capta seus movimentos de artilheiro.

Esse não é mais um exercício de futurologia. São situações que devem se tornar corriqueiras em pouco tempo. A responsável por isso é a Realidade Aumentada (Augmented Reality, em inglês). Trata-se de uma tecnologia que mistura os objetos reais de nosso ambiente com objetos virtuais, criados para aumentar a quantidade de informações que recebemos. Funciona assim: um equipamento reconhece padrões do mundo real (a forma de um rosto, o movimento de um tenista), captura essas informações para o mundo virtual, enriquece-as com outras informações e as devolve para o mundo real. Apesar de ter nascido há bastante tempo – os primeiros sistemas foram desenvolvidos na década de 1960 –, seu uso se tornou mais comum nos últimos três anos. A expressão em si surgiu em 1992, quando a Boeing desenvolveu um sistema para enxergar a fiação interna de seus aviões. Hoje, há exemplos de Realidade Aumentada em áreas como publicidade, medicina, desenvolvimento de games e arquitetura. Segundo Steven Feiner, diretor do laboratório de computação gráfica da Universidade Colúmbia, a evolução dos PCs atuais foi o que libertou as experiências com Realidade Aumentada dos laboratórios científicos. “Apenas há pouco tempo as empresas conseguiram criar aplicações da tecnologia que fossem comercialmente viáveis”, diz Feiner, um dos maiores especialistas do mundo em Realidade Aumentada.

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