quarta-feira, 22 de abril de 2009

Gerenciamento de Projetos: economia e minimização de riscos e ampliação de resultados

Gerenciamento de projetos, gestão de projetos, ou ainda, administração de projetos é a aplicação de técnicas e habilidades com o fim de integrar equipes ou grupos de trabalho que precisam se manter em sintonia para atingir um objetivo comum. O responsável por esse trabalho é o gerente de projetos, que trabalha de forma indireta na realização dos projetos da empresa, ficando sob sua responsabilidade a manutenção da integração entre os grupos ou indivíduos, para que o risco de erro no projeto seja mínimo.
 
Tomando como base o conceito de projeto adotado pela PMI - Project Management Institute, um projeto é algo único, de alguma forma, para aquela empresa, seja pelo resultado que se espera gerar, seja pelo cliente, pela localização onde se desenvolve etc. e ainda, um projeto tem como característica um objetivo definido, que quando atingido tem-se por concluído o projeto.
 
É buscando reduzir o fator erro dentro do projeto que a gestão de capacitação se encaixa no mercado. Com os altos custos para se produzir, mão-de-obra cara (se levados em consideração os custos indiretos com essa mão-de-obra), concorrência acirrada, as empresas não podem mais se dar ao luxo de tentar corrigir os erros, sendo atual, a preocupação de evitá-los. O Gerente de projetos atua, dessa forma, como elo entre os diversos organismos produtivos da empresa fazendo com que estes trabalhem em simbiose, evitando desgaste entre os mesmos e minimizando as falhas entre os setores, diminuindo a possibilidade de erro.
 
Definindo de forma clara e em linguagem leiga, é a prática administrativa onde o gestor de projetos trabalha com o fim de integrar as diversas pessoas ou equipes envolvidas na produção buscando reduzir o risco de fracasso quase a zero, otimizando a utilização de recursos tipo, dinheiro, pessoal, espaço, tempo, etc.
 
O PMI, principal associação profissional em gerenciamento de projetos, conta com mais de 265.000 associados em 170 países. O PMI Ceará, fundado em 1 de outubro de 2003, tem como missão servir o interesse profissional de seus associados e contribuir com o desenvolvimento econômico e social da nossa sociedade, promovendo o avanço do estado na arte da prática de gerenciar programas e projetos e as organizações que estão envolvidas; a ética e as responsabilidades em gerenciamento de programas e projetos; apoio ao gerenciamento de projetos como uma disciplina profissional; programa de estímulo ao gerenciamento de projetos para o benefício da sociedade.
 
Para o PMI-CE, em um mercado competitivo global, a contribuição dos profissionais com capacidade em gerenciamento de projetos vem sendo solicitada por organizações de diversos portes. Os gerentes de projetos criam estratégias e planos de ações para completar os projetos com êxito, incorporando requisitos complexos e dinâmicos. Na condição de gerentes, estes lideram e trabalham junto às equipes.

Fonte: PMI-CE

Nenhum comentário: